Estas á procura de...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Nova espécie de macaco sob ameaça.

O conflito armado impediu cientistas de confirmarem, durante 30 anos, que estavam diante de um animal desconhecido.

São monogâmicos e é o pai que costuma tomar conta das novas crias. Este é o comportamento atípico de uma nova espécie de macaco, descoberta na Amazónia colombiana. O Callicebus caquetensis, do tamanho de um gato, encontra-se já na lista dos animais ameaçados, por causa da rápida perda de habitat e do seu reduzido número.

A descoberta deste novo macaco titi foi divulgada pela organização Conservação Internacional, depois de uma expedição pela região colombiana de Caquetá.

Há já 30 anos que os cientistas acreditavam que havia uma nova espécie nesta região, mas o conflito armado impediu a realização de uma expedição. Foi apenas em 2008 que Thomas Defler, Marta Bueno e Javier García, na Universidade Nacional da Colômbia.

"Esta descoberta é muito importante, porque ouvimos falar deste animal, mas durante muito tempo não podíamos confirmar que era uma nova espécie. Agora sabemos que é e isso mostra a riqueza e diversidade que ainda existe para descobrir na Amazónia", afirmou Defler - um norte-americano de 68 anos que vive há quase 40 na Colômbia.

Os cientistas e a Conservação Internacional (presente em 40 países) alertam para o risco de extinção desta espécie. "Eles defendem o seu território. Gritam e tentam afastar os membros de outros grupos e espécies, pois têm inimigos, além do homem", acrescentou. Como são pequenos, são caçados pelas boas, algumas aves de rapina e pelo ocelote (durante a noite).

Sem comentários:

Enviar um comentário