São seres vivos de sangue frio,não controlam a temperatura do corpo, ao contrário dos mamíferos. Assim, as osgas apenas existem em zonas do nosso planeta onde as temperaturas não são muito baixas. Vivem nos trópicos,nas regiões mais desérticas e nas zonas temperadas,como o nosso país,com verões e invernos suaves. Para se aquecerem colocam-se ao sol,perto das tocas onde se escondem. Quando as temperaturas descem,no inverno,as osgas conseguem hibernar.

Em Portugal,vivem três espécies de osgas: Osga-turca,Osga-moura e a Osga-das-selvagens.
As duas primeiras são comuns,existindo,também,noutros países. A última só existe nas ilhas Selvagens,no arqeuipélago da Madeiras,ou seja,é uma espécie endémica(particular nessa região ou zona)desta zona.
Preferem a noite e saem dos seus refúgios ao final do dia. Muitas vezes são vistas nas paredes e junto dos canteiros á espera do seu alimento: insectos e pequenos animais. As osgas põem ovos mas só dependendo da temperatura ambiente,os ovos levam 5 e 12 dias a incubar,até nascer a pequena osga.
Cá vai algumas espécies de osgas e algumas curiosidades:
-Osga-moura é uma das três espécies que existem no nosso país.
-Osga-gigante vive na nova Caledónia e mede trinta centímetros.
-Osga-anã cabe numa moeda de cinco centímos e só podes ver na República Dominicana.
-Osga-tokay pode medir perto de trinta centímetros e apresenta o corpo salpicado de manchas amarelas ou avermelhadas. É conhecida por ser bastante agressiva mas mesmo assim há quem a tenha como animal de estimação e se for bem tratada não ataca nem faz mal aos seus donos.
-Osga-voadora-de-kuhl existe nas florestas da Ásia cujo o seu corpo,patas e cauda têm membranas especiais que as ajudam a planar de árvore em árvore.
Como é que as osgas conseguem andar nas paredes,nos tectos e sobre o vidro?

Sem comentários:
Enviar um comentário