Estas á procura de...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Animal parecido com vespa.

No dia 29 de agosto de 2010 entrou-me um insecto estranho na varanda parecido com uma vespa de patas longas e sem as riscas abituais das vespas (riscas só nas patas) e o mais estranho é que não encontrei na internet nem em livros mas deduso que seja uma especie de vespa.
Cá vai umas fotos:





As imagens não são da melhor qualidade mas dá para observar...

9 comentários:

  1. achei uma igual ve meu video lá tambem to contando a história porque ela foi lá.
    se quiser ver vou publicar agora minha conta é mathy52010

    ResponderEliminar
  2. É uma taranta, uma espécie de vespa.

    ResponderEliminar
  3. Também fiquei a conhecer no Alentejo onde há muitas. Dizem que são tão perigosas quanto as vespas mais comuns.

    ResponderEliminar
  4. Fazem ninho em pequenas bolsas de barro.

    ResponderEliminar
  5. Não são tão perigosas quanto as vespas comuns, uma taranta faz uma abêspra parecer uma menina de coro. Felizmente, nunca fui picado por nenhuma mas há aqui onde eu moro bastantes, uma só já é demais, e dizem-me as pessoas de mais idade que a gravidade da picada varia, podendo causar um ardor bem pior que o das suas parentes mais pequenas ou umas dores lancinantes que podem durar cerca de 24 horas. Passado esse tempo, o efeito do veneno desvanece-se e passa mas dizem-me que uma picada destas maganas pode ser fatal. Pelo sim, pelo não, é uma criatura a evitar.

    ResponderEliminar
  6. Sempre lhes ouvi chamar tarantas, no Alentejo aparecem muitas no Verão, a minha mãe fugia delas, porque dariam uma picada muito dolorosa. Nunca me picaram, mas vespas sim. Nunca ouvi dizer que alguém tivesse morrido com a sua picada, mas como qualquer vespa é melhor não deixar picar

    ResponderEliminar
  7. É uma Sceliphron Spirifex, como comprova aqui o meu amigo Zacarias, que é biólogo. Pertence à família das vespas, mas, segundo o Zacarias, é das menos perigosas, ainda que possa picar, blá, blá... Não se atira a animais ainda vivos como faz a comadre vespa, nem se atira a nós como faz o vespão. Não tem nada a ver com a vespa asiática, ainda que seja da mesma família.

    ResponderEliminar