
O rei dos dinossauros, o Tyrannosaurus rex, não só comia espécies de dinossauros mais pequenas como também comia elementos da mesma espécie, revela um estudo ontem publicado na revista PLoS ONE.
A descoberta surpreendeu a comunidade científica, que sabia da superioridade do Tyrannosaurus rex face a outras espécies, mas desconhecia que provavelmente se comiam entre si.
Paleontólogos dos EUA e do Canadá estavam a analisar fósseis para outro estudo sobre as marcas de dentes de mamíferos em ossos de dinossauros quando o investigador Nick Longrich, da Universidade de Yale, detectou um osso com umas marcas especialmente grandes. De acordo com Longrich, tendo em conta a idade e a localização dos fósseis, a marca só podia ter sido feita por um Tyrannosaurus rex.
"É o tipo de marca que qualquer carnívoro grande podia ter feito, mas o Tyrannosaurus rex era o único grande carnívoro no Oeste da América do Norte há 65 milhões de anos", afirmou o cientista.
Depois de analisar uma dúzia de ossos de Tyrannosaurus rex em várias colecções de diferentes museus fósseis, o investigador descobriu três ossos de pata e um osso de uma extremidade superior que mostraram evidência de canibalismo, uma percentagem que os especialistas consideram significativa.
"É surpreendente a frequência com que parece ter acontecido", afirmou Longrich, referindo, no entanto, que não é possível compreender, para já, o que isto significa.
Sem comentários:
Enviar um comentário